Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Quando é que a China ultrapassa os EUA?

  • 333

Xi Jinping, presidente da República Popular da China, e Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América

Reuters

As economias chinesa e americana lideram o ranking das maiores a nível mundial. O dragão chinês, em paridade de poder de compra, já ultrapassou os EUA.

João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues

Quando se comparam os ritmos de crescimento chineses com os norte-americanos há uma pergunta que salta de imediato: quando irá o produto interno bruto (PIB) da China ultrapassar o dos EUA. A resposta rápida é simples: para já, daquilo que se sabe, nunca. Pelo menos, tendo em conta o horizonte de projeções disponível. As últimas previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), publicadas há duas semanas, colocam as duas economias a 5,3 biliões de dólares (€4,8 biliões) de distância no final da década. É o mesmo que dizer que EUA e China vão estar separadas por qualquer coisa como um Japão, por uma Alemanha e meia ou por duas Franças.

Não é pouco, o que não quer dizer que os dois gigantes não estejam cada vez mais próximos. Com vários anos consecutivos a crescer a taxas de dois dígitos, a economia chinesa recuperou parte do atraso e, apesar da desaceleração, vai continuar a andar a um ritmo bastante superior ao dos EUA. Em média, entre 2011 e 2020, a China crescerá 7% ao ano enquanto os EUA se ficam por 2,4%.  

Leia mais na edição deste fim de semana.