Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Produção industrial subiu 1,6% em fevereiro na zona euro

  • 333

Dados do Eurostat indicam que este foi o terceiro mês consecutivo com evolução positiva no desempenho da indústria europeia

A produção industrial aumentou 1,6% na zona euro em fevereiro, face ao mesmo mês do ano passado, sendo este o terceiro mês consecutivo com uma evolução positiva do desempenho da indústria europeia.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo gabinete de informação estatística europeu (Eurostat) referentes a fevereiro, a produção industrial subiu 1,6% na zona euro em relação a fevereiro de 2014 e 1,1% na variação em cadeia, face a janeiro.

Já em Portugal, a produção industrial caiu 0,8% em termos homólogos, no quarto mês consecutivo em que este valor está negativo. Face a janeiro, o recuo foi de 0,5%, depois do mês positivo que tinha sido registado em janeiro.

Quanto ao total da União Europeia, a produção industrial aumentou 1,4% em termos homólogos e 0,9% na comparação mensal.

Os países com melhor desempenho em termos homólogos foram Irlanda (30,3%), Holanda (6,6%), Hungria (5,9%) e Eslovénia (5,8%), enquanto as maiores baixas se registaram na Finlândia (-5,2%), Suécia (-3,7%) e Dinamarca (-2,5%).

Na comparação mensal, destaque novamente para o avanço da Irlanda (16,3%) e ainda da Lituânia (6,1%), Croácia (3,5%) e Grécia (2,5%) e para as quedas de Malta (-1,3%), Bulgária (-0,6%) e Portugal (-0,5%).