Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal regista a maior queda de emprego da União Europeia

  • 333

Taxa de emprego em Portugal caiu 1,4% no último trimestre de 2014.

Portugal registou a maior queda da taxa de emprego entre os Estados-membros da União Europeia no último trimestre de 2014, com uma descida de 1,4% face ao trimestre anterior, anunciou esta manhã o Eurostat.

O recuo registado entre outubro e dezembro últimos surge depois de crescimentos na taxa de emprego nos dois trimestres anteriores. Entre abril e junho, a taxa de emprego em Portugal subiu 0,9% e entre julho e setembro aumentou 1,4%.

A travagem no crescimento do emprego agora anunciada pelo gabinete de estatísticas da União Europeia surge depois do Instituto Nacional de Estatística ter já apontado essa tendência, ao indicar que a taxa de desemprego em Portugal no final de 2014 era de 13,5%, acima dos 13,1% registados entre julho e setembro.

De acordo com o Eurostat, em termos homólogos, a taxa de emprego em Portugal cresceu 0,7%.

Além de Portugal, a taxa de empregou caiu em Chipre (-0,6%), Itália (-0,2%) e Malta (-0,1%). Em sentido contrário, a liderança é partilhada pela Espanha e pela Letónia, com crescimentos de 0,7% nas respetivas taxas de emprego.

No conjunto da zona euro, o emprego aumentou 0,1% no último trimestre de 2014, face ao trimestre anterior, e 0,9% face a período homólogo. Na UE 28, a taxa de emprego cresceu 0,2% comparativamente aos três meses anteriores.