Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

Portugal coloca dívida a juros mais baixos do que Espanha

  • 333

Os Bilhetes do Tesouro a 12 meses colocados por Portugal estão a pagar juros mais baixos que os de Espanha para a mesma maturidade.

Vítor Andrade (www.expresso.pt)

Portugal colocou hoje mil milhões de euros de Bilhetes do Tesouro a 12 meses a uma taxa de juro de 3,834%, contra 3,89% (no mercado secundário) para a títulos de Espanha com a mesma maturidade, indica o Banco Carregosa.

O mesmo banco nota ainda que no caso da Alemanha, o que se passa é que são os investidores a pagar para deterem títulos de dívida daquele país.

Filipe Silva, diretor de gestão de ativos daquele banco diz que é um facto que Portugal tem, neste momento, uma taxa ligeiramente mais baixa que Espanha, na dívida a 12 meses, mas isto não tem qualquer significado.

"A percepção do risco sobre Portugal está a melhorar, e são já vários os elogios interncionais às medidas de consolidação orçamental que estão a ser levadas a cabo pelo Governo, enquanto que Espanha está agora a ser fortemente penalizada por vários motivos que todos nós conhecemos".

Para a dívida a 12 meses a Alemanha apresenta agora uma taxa de juro negativa de 0,003%.

Recorde-se que hoje Portugal conseguiu colocar 1,5 mil milhões de euros de dívida a seis e doze meses, pagando juros mais baixos que no último leilão, uma redução mais pronunciada no prazo a seis meses, com juros a 2,653% - abaixo dos 2,935% relativos à última emissão realizada em maio.