Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portucel investe 89 milhões de euros nos Estados Unidos

A Portucel vai produzir pellets nos Estados Unidos da América. A construção de uma fábrica de raiz, na Carolina do Sul, terá início já em 2015 para estar operacional no terceiro trimestre de 2016.

A Portucel acaba de anunciar um investimento de 89 milhões de euros na construção de uma fábrica de pellets, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América. As obras deverão arrancar já em 2015 para terminarem no terceiro trimestre de 2016.

Em comunicado divulgado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Portucel informa que a nova fábrica ficará localizada na região de Greenwood, "numa área com condições competitivas favoráveis, designadamente no que respeita ao fornecimento de matéria-prima florestal e de energia".

Este projecto, segundo a Portucel, constitui uma oportunidade atractiva de investimento, na qual a empresa de Pedro Queiroz Pereira "poderá alavancar a sua experiência em matéria de transformação florestal e processos industriais, entrando na área da bioenergia, um sector em grande crescimento, que surge como uma alternativa renovável e sustentável à utilização de combustíveis fósseis".

Por outro lado, a construção desta fábrica nos EUA "irá permitir também uma internacionalização e diversificação da base industrial da Portucel, reforçando fortemente a sua presença num país que é uma referência incontornável no mundo dos produtos de base florestal", refere ainda o comunicado.

A Portucel informa também que negociou contratos de fornecimento com preço fixo, e para um prazo de dez anos, assegurando, desde logo, a venda de cerca de 70% da produção da nova fábrica.