Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Porto de Sines prepara expansão a sul

  • 333

José Ventura

Do investimento total de 18,8 milhões de euros programado pelo porto de Sines, cerca de 12 milhões destinam-se a aumentar a profundidade do canal marítimo de acesso ao terminal de contentores, permitindo a futura expansão a sul desta infraestrutura portuária.

J. F. Palma-Ferreira

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) prevê investir 21,5 milhões de euros nos três portos que gere - Sines, Faro e Portimão - e, desse total, o presidente da APS, João Franco, revelou que serão aplicados 18,8 milhões de euros em obras de melhoria da infraestrutura portuária de Sines, a pensar já na sua futura expansão a sul.



Cerca de 12 milhões de euros serão aplicados este ano nas obras de aumento dos fundos na bacia do terminal de contentores de Sines, preparando esta infraestrutura portuária para operar os navios porta-contentores de maiores dimensões que exigem profundidades de água superiores a 17 metros.

Desta forma, a APS cria condições para avançar no desenvolvimento futuro da zona que corresponderá ao terminal Vasco da Gama, localizado a sul do atual Terminal XXI concessionado ao grupo PSA de Singapura e que este ano deverá operar 1,5 milhões de TEUS (um TEU equivale a um contentor com 20 pés de comprimento), contra 1,2 milhões de TEUS operados em 2014.

O Terminal XXI da PSA em Sines tem um cais com 940 metros de comprimento, um parque para contentores com 35 hectares e uma capacidade máxima para operar 1,7 milhões de TEUS.

Relativamente às restantes valências portuárias de Sines, a APS pretende efetuar investimentos de sete milhões de euros, embora os respetivos projetos ainda tenham de ser submetidos à aprovação da tutela.

Nos portos de Faro e Portimão a APS vai investir 2,7 milhões de euros até ao final de junho, concretizando projetos que estavam pendentes há cerca de 15 anos.