Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Porto de Sines cresce 70% nos contentores

Número de navios que chegaram a Sines bateu recorde absoluto em Março e a carga de contentores disparou no primeiro trimestre.

J. F. Palma-Ferreira

Comparando com o período homólogo do ano anterior, o porto de Sines movimentou mais 70% de contentores no primeiro trimestre de 2010. E registou um recorde absoluto no número de navios que operaram este porto em Março.

Com efeito, os 145 navios que escalaram o porto de Sines em Março, para efectuarem operações comerciais, fixaram um marco histórico na actividade de esta estrutura portuária. Durante o primeiro trimestre, entraram em Sines 406 navios, contra 340 navios em igual período do ano passado.

Os contentores movimentados em Sines no primeiro trimestre de 2010 ascenderam a 76.500 TEU (a unidade equivalente a um contentor de tamanho médio, ou seja, de 20 pés de comprimento), contra 44.911 TEU movimentados em igual período de 2009.

As mercadorias movimentadas nos primeiros três meses do ano totalizaram 6,5 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 20% face aos três primeiros meses do ano anterior.

Os granéis líquidos contribuíram para o aumento da actividade portuária, com um crescimento de 36% face a 2009. As ramas de petróleo e os produtos refinados foram as classes de mercadorias com maior crescimento.