Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

PIB cai 2,3% em 2013

  • 333

A nova previsão de Vítor Gaspar é a mais pessimista até ao momento. Economia deverá virar no final do ano e crescer já 0,6% em 2014.

Vítor Gaspar já tinha anunciado que a recessão iria ser o dobro do previsto e, afinal, até vai ser pior do que isso. Este ano, dizem as novas projeções do governo e da troika, o produto interno bruto (PIB) deverá cair 2,3% e não 1% como estava previsto no Orçamento do Estado. É uma previsão mais pessimista que os 1,9% do Banco de Portugal e da Comissão Europeia.

O Expresso sabe que a expectativa do Governo é que haja uma viragem ainda este ano e que em 2014 a economia cresça 0,6%, ainda assim menos que os 0,8% esperados anteriormente. Em 2015, o crescimento deverá ser apenas de 1,5% e não de 1,8% como estava nos planos da troika e do governo.

Uma das principais razões para esta revisão em baixa do PIB é a diminuição do contributo das exportações para o crescimento económico numa altura em que a zona euro também está em contração. Este aprofundar da recessão este ano e da mais lenta recuperação nos próximos anos ajuda a explicar a revisão em alta do desemprego ao longo destes anos.