Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Passos apadrinha lançamento do Instituto do Território

O Instituto do Território é lançado na segunda-feira e assume-se como um action tank.

Abílio Ferreira (www.expresso.pt)

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, apadrinha na segunda-feira o lançamento do Instituto do Território (IT). A apresentação pública decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.



O IT assume-se como a primeira rede portuguesa centrada no desenvolvimento territorial e urbano, com uma acentuada vocação prática. O seu presidente, Rogério Gomes,  diz que o instituto "não será um think tank, mas antes um action tank, profundamente comprometido com a causa do desenvolvimento territorial". Rogério Gomes é professor univesitário e presidente da Urbe, uma ONG de Ambiente



Nessa medida, o IT pretende "criar soluções, instrumentos e doutrinas que permitam ao país defender melhor os seus recursos, aproveitá-los com mais inteligência e sucesso" no âmbito da organização territorial.



Segundo Rogério Gomes, a ideia original que levou à criação do IT "foi a perceção de que nestes momentos conturbados compete à inteligência nacional, designadamente à Academia, fazer mais pelo país".



O IT integra  20 organizações de caráter técnico-científico, designadamente nove universidades, pólos tecnológicos e entidades como o  LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o ISQ - Instututo de Soldadura e Qualidade.