Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

OI regista perdas de 1,2 mil milhões de euros em 2014 por causa da PT

  • 333

A brasileira Oi registou um prejuízo de 1,2 milmilhões de euros, um valor que incorpora a perda de mil milhões com a venda da PT Portugal.

A operadora brasileira Oi terminou 2014 com um prejuízo de 4,4 mil milhões de reais (1,2 mil milhões de euros). Este valor ompara  com o lucro de 1,5 mil milhões e reais registados em 2013, de acordo com um comunitado divulgado esta sexta-feira pela operadora de telecomunicações.

Na base deste desempenho negativo, está a "descontinuação das operações da PT Portugal", e o reconhecimento de "uma perda de 4.164 milhões de reais" (1,1 mil milhões de euros) tendo em conta o seu preço de venda.

Perdas na exploração da PT

A Oi acertou com a francesa Altice a venda da operação em Portugal por 7,4 mil milhões de euros à Altice. O negócio aguarda ainda autorizações para ser finalizado. No balanço, a Oi registava a PT Portugal por um valor mais elevado  do que rexceberá da Altice. Por isso, o negócio implica uma provisão no valor de 4.164 milhões de reais.

 Além disso, a empresa regista "um prejuízo operacional" de 71 milhões de euros referentes aos resultados da PT Portugal desde Maio de 2014. No entanto, parte das perdas registadas no  exercício de 2014 poderão ser recuperadas. O acordo com a Altice estipula que sejam pagos mais 500 milhões de euros, dependendo da evolução das receitas da PT Portugal no futuro.

Dívida supera faturação

Excluindo estas operações, ou seja, levando apenas em linha de conta as operações continuadas, a Oi terminou 2014 com um lucro de 8 milhões de reais (2,2 milhões de euros). As receitas da Oi reduziram-se 2,7%, fecgando o ano com 8,1 mil milhões de euros. Os principais indicadores operacinais estiveram em queda. A dívida líquida desceu 2,5% para 8,7 mil milhões de euros, superio`r ao valor da faturação anual