Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

"O meu plano é o PEC", diz Teixeira dos Santos

O Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, insistiu hoje nas diferenças entre Portugal e a Grécia, salientando que a Presidência Europeia, a Alemanha, a Finlândia, o Ecofin e FMI consideram que "a situação portuguesa se distingue de forma marcada da grega."

Margarida Cardoso* (www.expresso.pt)

"Portugal tem uma situação orçamental que pelo nível do défice e da divída é substancialmente diferente da grega", defendeu o Ministro das Finanças na conferência de imprensa, depois da cerimónia de inauguração da nova fábrica da Efacec, em Effingham, na Georgia.

"Temos uma situacao mais sólida, credível e fiável em termos comparativos. Levamos a cabo reformas estruturais importantes que nos colocam num ponto de partida mais favorável", afirmou Teixeira dos Santos.

O ministro sublinhou, ainda, que o país tem um sistema financeiro e bancário que 'tem revelado solidez importante".

'Desde o início do ano, temos feito várias emissões da dívida e não tivemos qualquer problema na colocação da oferta, com a procura a superar sempre o montante da emissão. E fizémos isso sempre em condições de financiamento favorável", acrescentou.

"O meu plano é o PEC" referiu Teixeira dos Santos, sublinhando que no passado o país ja deu provas de saber cumprir as responsabilidades assumidas.

Referindo-se ao investimento da Efacec nos EUA, Teixeira dos Santos considerou que o trabalho desenvolvido pela equipa presidida por Luis Filipe Pereira na empresa "é importante para a imagem externa de Portugal, que se quer afirmar como um país com uma economia moderna, com factores de inovação, know how tecnológico e produção de valor acrescentado".

*Jornalista viajou a convite da Efacec