Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Nuno Botelho sucede a Rui Moreira

O empresário e gestor Nuno Botelho é o novo presidente da Associação Comercial do Porto.

Nuno Botelho é o sucessor de Rui Moreira na presidência da Associação Comercial do Porto, liderando uma lista que integra o economista, professor e coordenador do MBA da Universidade Católica Alberto Castro, como vice-presidente, e o eurodeputado e jurista do PSD Paulo Rangel como segundo secretário.

Lobo Xavier, Francisco Laranjo, Manuel Ferreira da Silva e Álvaro Nascimento também integram a nova direcção da associação, eleita, por unanimidade, segunda-feira à noite, devido à saída de Rui Moreira para a presidência da Câmara do Porto.

Manter "diálogo aberto com a sociedade civil, as instituições, os empresários e os agentes políticos, académicos e culturais" é uma das missões do novo presidente da mais antiga associação empresarial do país, também empenhado em preservar "a elevada reputação, respeitabilidade e independência" da associação.

A Associação Comercial do Porto tem como missão promover a prosperidade e a ilustração da Região do Porto e do Norte, da sua comunidade e dos negócios, assumindo como missão principal "indagar as necessidades do comércio e defender os interesses e direitos dos comerciantes".

Com Rui Moreira desde 2004 

O novo presidente, Nuno Luís Cameira de Sousa Botelho, de 39 anos, nasceu no Porto, licenciou-se em direito na Universidade Católica do Porto, tem uma pós-graduação em Banca, Bolsa e Seguros pela Universidade de Coimbra e era o director executivo da Associação Comercial do Porto, onde integrava a equipa dirigida por Rui Moreira em 2004.

Accionista e fundador da EV - Essência do Vinho, empresa responsável pela criação e realização da Essência do Vinho, o maior evento nacional na área dos vinhos, desenvolveu o projecto Essência Gourmet e lançou a revista Wine, de que é director.

Entre 2002 e 2004, com Rui Rio no seu primeiro mandato como presidente da Câmara do Porto, o actual presidente da Associação Comercial do Porto também passou pela autarquia, como adjunto do vereador dos Recursos Humanos, Desporto, Educação e Juventude.