Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Novo Banco vende BESI por 379 milhões de euros

Responsáveis do grupo chinês Haitong e do Novo Banco selam venda do BESI, em Lisboa.

D.R.

O Novo Banco acaba de confirmar a venda do BESI ao grupo Haitong, com sede em Hong Kong.

O Novo Banco acaba de informar o mercado que o Banco Espírito Santo de Investimento S.A. (BESI) foi vedido por 379 milhões de euros ao grupo Haitong, com sede em Hong Kong.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novo Banco refere que "a concretização da compra e venda do BESI encontra-se dependente das necessárias aprovações, nomeadamente junto do Banco de Portugal, da Comissão Europeia, das autoridades da concorrência e de um conjunto de outras autoridades que exercem supervisão direta sobre a entidade compradora"

Recorde-se que o Novo Banco, presidido por Eduardo Stock da Cunha, já tinha confirmado na semana passada que havia negociações com a sociedade Haitong International, detida pela Haitong Securities (cotada na Bolsa deXangai). O mesmo responsável já tinha então deixado claro que estava praticamente concluída a "celebração de um contrato de compra e venda da totalidade do capital social do BESI".

De acordo com os responsáveis do banco liderado por Stock da Cunha, esta venda terá um impacto superior a 50 pontos base no rácio de capital (Common Equity Tier I) do Novo Banco.

O grupo Haitong, que é integralmente detido pelo Estado chinês, foi fundado em 1988 e é já o terceiro maior banco de investimento no seu país