Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Novo aeroporto de Alcochete arranca em 2010

O secretário de Estado das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, anunciou que o processo do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete será iniciado ainda em 2010.

J. F. Palma-Ferreira (www.expresso.pt)

O Governo não deixa mais margem de dúvidas sobre o arranque dos processos relacionados com o projecto do Novo Aeroporto de Lisboa, que será construído em Alcochete. Paulo Campos, secretário de Estado das Obras Públicas e das Comunicações anunciou hoje, no encerramento da conferência promovida pelo Diário Económico sobre "O Novo Aeroporto de Lisboa", que este processo será iniciado ainda em 2010.

Durtante a conferência, Rui Horta e Costa, presidente do consórcio Asterion - um dos grupos interessados em desenvolver este projecto -, alertou para a urgência no arranque do processo de privatização da concessionária dos aeroportos portugueses, ANA, que determinará a escolha do parceiro privado da actividade aeroportuária.

Pelo cronograma apresentado por Horta e Costa, se o processo fosse iniciado em 2011, o aeroporto dificilmente estaria concluído em 2017. Perante o objectivo, fixado pelo Governo, de ter o Aeroporto de Alcochete a funcionar em 2017, o presidente do consórcio Asterion notou que o prazo existente para privatizar a ANA e construir o novo aeroporto de Lisboa já começa a ser curto.

Contudo, o secretário de Estado Paulo Campos esclareceu que é intenção do Governo iniciar este processo ainda em 2010. Mesmo assim, Paulo Campos disse que ainda não foi tomada uma decisão sobre a percentagem de capital da ANA que vai ser privatizada, mantendo em aberto a possibilidade do Governo vender uma posição maioritária na ANA.