Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Morais Pires diz que Ricardo Salgado era responsável pela contabilidade

Amílcar Pires cumprimenta Fernando Negrão, presidente da comissão parlamentar de inquérito ao caso GES e BES

José Caria

Ex-responsável financeiro do BES disse aos deputados que era o presidente do banco a liderar o departamento que definia o perímetro de consolidação das contas.

Amílcar Morais Pires, ex-responsável financeiro do BES, disse na sua intervenção inicial na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES que era Ricardo Salgado, presidente do banco, o responsável pelo departamento de planeamento e contabilidade do banco. "Apesar de ser comum ser o CFO a liderar este departamento, não era assim no BES", afirmou.

Morais Pires esclareceu que era este departamento que "definia o perímetro de consolidação das contas". Segundo o responsável, o gabinete dos investidores também estava no pelouro de Ricardo Salgado.

No início da sua intervenção explicou ainda que ingressou no banco em 1986 como técnico de nível 8 por concurso público, tendo sido eleito para o conselho de administração do BES em 2004, tornando-se depois administrador não executivo na PT em 2006. "Eu só fui administrador do BES e das subsidiárias. Nunca tive qualquer responsabilidade acima do BES", garantiu.