Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

Merkel acusa Espanha de 10 anos de gestão irresponsável

  • 333

chanceler alemã defende que a decisão do Governo espanhol em pedir ajuda foi "correta", mas sublinha que a necessidade resulta de uma "década de gestão irresponsável." 

Liliana Coelho (www.expresso.pt)

A chefe do Governo alemão não poupou críticas a Espanha. Angela Merkel afirmou hoje no Parlamento que a necessidade do resgate espanhol se deve à "borbulha financeira", resultante de 10 anos de comportamentos irresponsáveis.



Segundo o "El País", Angela Merkel defendeu, contudo, que a decisão do Executivo de Mariano Rajoy em pedir ajuda foi "absolutamente correta" e garantiu que Espanha pode contar com a solidariedade da Alemanha e de toda a Europa. 



A chanceler alemã explicou também que a ajuda à banca espanhola implica condições para o sector, sublinhando ser vital uma supervisão mais independente para evitar situações futuras.

Relativamente à emissão das eurobonds, Angela Merkel voltou a mostrar a sua oposição. "Não há que optar sempre pela fórmula que parece mais rápida, mas sim pela melhor",  defendeu.

A chanceler deixou ainda um aviso. Apesar da Alemanha ser um motor de crescimento, que põe os seus esforços ao serviço da integração europeia," a fortaleza do país não é infinita, nem a sua capacidade é ilimitada".