Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Media Capital triplica lucro no primeiro trimestre

  • 333

O programa "MasterChef" exibido na TVI tem ajudado aos bons resultados da Media Capital

DR

Receitas da dona da TVI caíram 5%, em grande parte devido à redução de concursos com chamadas telefónicas. Mas os cortes nos custos operacionais da Media Capital compensarem essas perdas.

O grupo Media Capital, dono da TVI, fechou o primeiro trimestre do ano com um lucro de 2,3 milhões de euros. Um valor que traduz um crescimento de 218% face ao período homólogo de 2014, quando a empresa apresentou um resultado líquido de 715 mil euros. 

Na base deste crescimento esteve sobretudo a redução de 6% nos gastos operacionais da Media Capital, que recuaram mais de dois milhões de euros, para os 32,4 milhões entre janeiro e março deste ano.  

Já as receitas geradas pelo grupo caíram 5%, para 37,9 milhões de euros. Apesar do ligeiro crescimento de 1% nas receitas publicitárias, que se situaram nos 23,7 milhões de euros, os outros rendimentos operacionais da estação caíram 13%, para 14,2 milhões.  

Esta quebra é explicada pela perda de 12% nas "outras receitas" geradas pelo universo de canais TVI, em particular devido ao acordo de autorregulação entre os canais televisivos para limitar os concursos que envolvem chamadas telefónicas.  

No plano operacional, o EBITDA da Media Capital subiu 5%, para 5,5 milhões de euros, com uma margem de 14,5%.