Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

Lagarde quer retoma do diálogo com novo Governo grego

  • 333

"Temos tempo para rever de novo o programa atual, que terá de se fazer rapidamente depois da chegada das novas autoridades", afirmou a diretora do FMI, a propósito do resgate grego.

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, instou hoje para que seja retomado o diálogo, na próxima semana, com o novo Governo grego que sairá das eleições no domingo. "Temos tempo para rever de novo o programa atual, que terá de se fazer rapidamente depois da chegada das novas autoridades", explicou Christine Lagarde ao diário francês "Libération" falando do programa de assistência económica e financeira internacional à Grécia. "É necessário acertar os relógios, porque não se sabe muito bem o que se pôs em prática e o que se cumpriu ou não nestas últimas seis ou oitos semanas", salientou.

Ministro das Finanças da Zona Euro

A responsável do FMI não deu mais pistas sobre o que poderá acontecer após o diálogo que pede para ser retomado com o novo Governo grego, mas insistiu: "primeiro vamos ver o que se passa (...) e reiniciar imediatamente o diálogo com as autoridades políticas". "Depois se verá. Não vou dar detalhes sobre o caminho quando não conhecemos o estado da estrada", sublinhou. Christine Lagarde destacou também na entrevista ao jornal francês o apoio à criação da figura de um ministro das Finanças da Zona Euro.