Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Juros negativos vão ter impacto nos certificados de aforro

  • 333

Mesmo com taxas negativas, os aforradores nunca perderão o dinheiro aplicado nos certificados, dado que a base legal para a remuneração destes produtos define a taxa de juro mínima como 0%

Nuno Botelho

Produtos comercializados pelo Estado vão reduzir remuneração por causa da Euribor negativa. Mas os aforradores não podem perder o dinheiro investido.

Os juros negativos na taxa Euribor já estão a reduzir a remuneração dos certificados de aforro subscritos há mais de 30 anos. A notícia é avançada na edição desta manhã do "Jornal de Negócios", que explica que o fenómeno já verificado este mês nos títulos de "série A" abre a porta a idêntica descida nas restantes séries destes certificados caso a média da Euribor a três meses se mantenha negativa. 

Em causa está o facto de, tal como nos créditos contratados pelos clientes junto dos bancos, as taxas negativas da Euribor também terem de refletir-se nas poupanças contratualizadas pelos clientes através dos produtos comercializados pelo Estado.  

Mas como sublinha o jornal matutino, esta situação nunca poderá ditar "uma redução no valor aplicado por cada um dos aforradores portugueses". Ou seja, mesmo com taxas negativas, os aforradores nunca perderão o dinheiro aplicado nestes produtos, dado que a base legal para a remuneração destes produtos define a taxa de juro mínima como 0%.