Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Inflação regressou a valores positivos em março

  • 333

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor situou-se nos 0,3% em março, o que compara com -0,2% em fevereiro. Inflação estava em valores negativos desde dezembro de 2014.

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 0,3% em março, um valor que compara com -0,2% em fevereiro, divulgou esta manhã o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A inflação em Portugal volta assim a ser positiva ao fim de três meses em terreno negativo (dezembro, janeiro e fevereiro).

A inversão de sinal da taxa de variação homóloga do IPC em março "foi determinada em grande parte pelo índice da classe dos Transportes, que passou de uma taxa de variação de -2,8% em fevereiro para -0,3% em março de 2015", salienta o INE.

O INE destaca ainda "o aumento da taxa de variação homóloga da classe das Comunicações".

O indicador de inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e os produtos energéticos, cujo preços são mais voláteis) apresentou em março uma taxa de variação homóloga de 0,6% (0,3% em fevereiro).

Já o agregado relativo aos produtos energéticos registou em março uma taxa de variação homóloga menos negativa: -3,5%, o que compara com -5,6% em fevereiro.

Por fim, o índice relativo aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação homóloga de 0,5% em março (-0,1% em fevereiro).