Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Há novas notas de 20 euros, mas só serão conhecidas em fevereiro

O Banco Central Europeu vai dar a conhecer as terceiras notas da série "Europa" a 24 de fevereiro.

As novas notas de 20 euros, as terceiras da série "Europa" a chegar ao mercado, vão ser conhecidas a 24 de fevereiro, anunciou esta sexta-feira o Banco Central Europeu.

Depois das notas de 5 e 10 euros, as notas de 20 euros, ainda sem data marcada para entrar em circulação, têm elementos de segurança reforçados.

O Eurosistema, que inclui o Banco Central Europeu e os bancos centrais dos diferentes países da área euro, adotou já um conjunto de medidas para apoiar o processo de adaptação dos fabricantes, fornecedores e proprietários de equipamentos que processam e operam com as notas.

Aliás, ainda antes da sua entrada em circulação, haverá notas novas à disposição dos bancos centrais da zona euro, o que permitirá fazer testes e as necessárias adaptações nas respetivas máquinas e equipamentos.

Na introdução da série "Europa", o Eurosistema assumiu como objetivo "melhorar a integridade das notas de euro e permanecer na vanguarda face aos contrafatores", refere o comunicado que anuncia a apresentação das novas notas.