Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Grécia: fumar é bom para a saúde financeira do país

Fumar é positivo para a saúde financeira grega, tendo em conta que o Governo decidiu hoje autorizar o tabaco nos espaços noturnos.

Afinal fumar é positivo para a saúde financeira grega, tendo em conta que o Governo decidiu hoje autorizar o tabaco nos espaços noturnos e casinos com mais de 300 metros quadrados, mediante o pagamento de uma taxa especial.

De acordo com um comunicado dos ministérios da Saúde e das Finanças grego, e citado pela AFP, os proprietários poderão consagrar "metade do espaço" para o tabaco e irão pagar 200 euros por cada metro quadrado disponível para fumar, por ano.

Os primeiros pagamentos deverão acontecer antes de 30 de novembro, no sentido de ainda poderem ter impacto no orçamento deste ano da Grécia.

A anterior lei, datada de 2010, era bastante restritiva, ainda por cima num país como a Grécia - que detém o recorde europeu de fumadores -, sendo que a maioria dos clientes e dos proprietários dos espaços violava a lei.

Confrontada com a derrapagem orçamental, a ajuda financeira e as pressões das instituições internacionais para cumprir as metas traçadas, a Grécia tem vindo a adotar nas últimas semanas uma série de novas medidas fiscais, além de planear reduzir o setor público.