Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Grécia cumpre o prazo: FMI recebeu os €450 milhões devidos

  • 333

FOTO REUTERS

Pagamento torna-se efetivo após a abertura dos bancos em Nova Iorque. Próxima tranche da Grécia ao FMI vence a 12 de maio.

E o governo grego cumpriu. O Fundo Monetário Internacional (FMI) já recebeu os 450 milhões de euros que venciam esta quinta-feira.

Foi uma fonte do Ministério das Finanças grego que confirmou ao pagamento ao FMI à agência Bloomberg. A agência financeira acrescenta que tentou, sem sucesso, contactar o FMI para confirmar a notícia. Mas a agência EFE refere que o pagamento será efetivo às 16h00 de Atenas (14h00 em Lisboa), quando abrem os bancos em Nova Iorque.

A próxima tranche da Grécia ao FMI vence a 12 de maio. O valor é 746 milhões de euros, muito acima do valor entregue esta quinta-feira ao FMI.

Atenas tem estado em negociações com o chamado Grupo de Bruxelas (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) e sempre garantiu ter verbas para pagar as despesas de abril, que incluíam o reembolso do FMI.

Pacote de reformas

A nova lista com reformas fiscais, administrativas e de políticas do Governo de Atenas tem o primeiro propósito de levar o Estado a aceder a financiamento no curto prazo que permita fazer face às obrigações imediatas, assim como criar as condições para que o BCE permita novamente que os bancos gregos usem dívida grega como garantia no acesso a financiamento.

O novo pacote visa aumentar receitas em 6,1 mil milhões de euros, contra os cerca de 3000 milhões de euros previstos no documento anterior, mas também inclui despesas adicionais de 1,1 mil milhões.

O novo documento aponta para um excedente orçamental primário (sem juros da dívida) em 2015 der 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), acima da meta de 3% inscrita no programa de resgate.