Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Governo reavalia privatização da ANA

O primeiro ministro afirmou que o Governo está a reavaliar se privatiza a ANA, sublinhando que essa decisão obedecerá a condições de mercado. (Veja vídeo SIC no final do texto)

José Sócrates disse hoje que o Governo está a reavaliar se privatiza a ANA e que essa decisão obedecerá a condições de mercado, assegurando que o novo aeroporto será construído com financiamento privado.     "Nós vamos lançar o concurso do aeroporto. Temos que pensar seriamente para decidir, matéria que não está decidida, se este é ou não é momento para privatizar a ANA", afirmou José Sócrates, após questionado pelo líder do CDS-PP, Paulo Portas, durante o debate quinzenal na Assembleia da República.     Paulo Portas tinha questionado o primeiro ministro sobre se "são verdadeiras as informações" que dizem que "o Governo mudou de estratégia" e que o novo aeroporto construído pelo Estado, "tendo a ANA que se endividar".   

Financiamento será privado

  O primeiro ministro respondeu que o aeroporto vai ser construído "recorrendo a investimento privado e não financiamento público", frisando que as decisões "obedecerão a condições de mercado e não para fazer o favor a agentes económicos ou a perspetivas ideológicas".      "Há uns tempos atrás a posição do Governo ia no sentido de fazer ao mesmo tempo o mesmo concurso, mas isso deve ser reavaliado face às condições de mercado", disse José Sócrates, apontando "razões de realismo, pragmatismo" e de "interesse nacional".     Paulo Portas tinha sublinhado que a privatização da ANA [Aeroportos de Portugal] está prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento.       *** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.