Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Governo quer entregar vistos gold a municípios

  • 333

Novos moldes de atribuição de vistos gold vai esta quinta-feira a debate no Parlamento, mas está por definir articulação entre entidades envolvidas.

As câmaras municipais e os organismos ligadas à cultura e à ciência vão ser chamados a participar na atribuição de vistos gold, promovendo obras, investigações ou património que possam ser alvo de investimento estrangeiro, noticia o "Diário Económico", que acrescenta, no entanto, que as autarquias não sabem ainda como operacionalizar estas novas competências.

As novas regras para a atribuição de vistos gold serão discutidas esta quinta-feira no Parlamento e o objetivo é criar benefícios para quem investir no interior, cultura e ciência.

Citado pelo "Diário Económico", Manuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, refere que não foi consultado sobre esta matéria, avançando que os municípios estão disponíveis mas "o projeto tem de ser articulado".

Segundo uma fonte governamental citada pelo mesmo jornal, a divulgação da área a reabilitar terá de ser feita pelas câmaras com o apoio da agência para o investimento e comércio externo (Aicep). O formato desta articulação também não está definido.