Siga-nos

Perfil

Economia

Comentário Diário

Regresso da volatilidade aos mercados

O aumento dos receios de que a Grécia não consiga ter acesso a mais uma tranche do auxílio financeiro acabou por levar novamente os índices europeus para terreno negativo. A incrementar estes receios esteve o facto de a videoconferência, entre os membros da troika e o ministro grego das Finanças, ter terminado sem uma solução concreta.

Ontem, o governo grego apresentou novas medidas de austeridade, que passam por um corte de 20% nas pensões superiores a 1200 euros e de 40% aos reformados com menos de 55 anos e que recebam mais de 1000 euros.

Além disso, inclui a redução de 30 mil postos de trabalho na Função Pública.

O índice francês CAC encerrou com uma perda de 1,62%, o alemão DAX menos 2,47% e o espanhol IBEX cedeu 1,82%. Por sua vez o índice nacional terminou o dia com um ganho de 0,38%. Destaque pela negativa para o comportamento do sector financeiro europeu. O Société Générale perdeu 1,28%, o BNP Paribas menos 1,85%, o Credit Agricole menos 2,38%, o Commerzbank cedeu 2,51% e o Deutsche Bank menos 2,25%.

Nos Estados Unidos as perdas foram superiores a 2%. O Dow Jones perdeu 2,49%, o S&P 500 caiu 2,94%, e o Nasdaq Composite recuou 2,01%.

O anúncio de que Reserva Federal norte-americana vai vender 400 mil milhões de dólares de títulos do curto prazo para reinvestimentos em títulos de longo prazo foi ofuscado pelos comentários de que o crescimento da economia permanece lento e o mercado de trabalho fraco. Além disso, a Moody's cortou o rating da dívida de longo prazo do Bank of America e Wells Fargo e de curto prazo ao Citigroup. A agência justificou a decisão com a menor probabilidade de os Estados Unidos ajudarem estas entidades em caso de emergência.

Os títulos dos Bank of America recuaram 7,54%, os do Wells fargo menos 3,89% e o Citigroup perdeu 5,24%. Destaque para os ganhos de 6,72% dos títulos da Hewlett-Packard, depois de uma notícia que dava conta da substituição do actual CEO pelo ex-CEO do eBay.

Teresa Pereira
Departamento de Consultoria e Research da Golden Broker