Siga-nos

Perfil

Economia

Comentário Diário

Misto de receios e de expectativas

Os receios de que a Grécia consiga colocar em prática as medidas de austeridade para ter acesso a mais uma tranche do auxílio financeiro e o facto da Standard & Poor's ter reduzido o rating da Itália, trouxeram alguma indefinição ao mercado acionista.

O índice nacional PSI 20 registou um ganho superior a 1%, o índice espanhol IBEX avançou 1,7%, o francês CAC ganhou 1,5% e o alemão DAX mais 2,88%.

Destaque positivo para o setor automóvel europeu. Os títulos da Volkswagen, Daimler e BMW avançaram 4,83%, 3,91% e 2,56%, respectivamente. O sector financeiro europeu registou as quedas mais significativas do dia. Nos Estados Unidos, o Dow Jones Industrial avançou 0,07%, o S&P 500 e o Nasdaq recuaram ligeiramente.

Os títulos da Jazz Pharmaceuticals subiram mais de 7%, depois de a empresa de saúde afirmar que vai adquirir a empresa Azur Pharma para constituir uma farmacêutica especializada na Irlanda.

O sentimento económico (ZEW) na Alemanha cifrou-se nos 43,3 pontos negativos. Este indicador já acumula sete meses de queda. Nos Estados Unidos, o número de casa em inicio de construção ficou aquém do valor esperado pelos analistas (571 mil versus estimativa de 590 mil). No entanto, as licenças de construção saíram acima do que era esperado (620 mil permissões versus estimativa de 585 mil)

O destaque de hoje vai para a reunião da Reserva Federal norte-americana. O presidente da instituição monetária, Ben Bernanke, referiu no mês passado que será discutido neste encontro um terceiro programa de estímulo à economia dos Estados Unidos (Quantitative Easing III).









Teresa Pereira
Departamento de Consultoria e Research da Golden Broker