Siga-nos

Perfil

Economia

Comentário Diário

Mais uma semana negativa nos mercados financeiros

A semana passada foi marcada pelo pessimismo em torno da situação grega e pelo anúncio de um novo programa de estímulos por parte da Reserva Federal norte-americana (Fed). O índice nacional terminou a semana passada com uma perda de 6,93%, o espanhol IBEX menos 4,67% e o alemão DAX cedeu 6,76%. Nos Estados Unidos, o Dow Jones Industrial recuou 6,41%, o S&P 500 menos 6,54% e o Nasdaq Composite perdeu 5,30%.

A moeda única europeia atingiu mínimos em 8 meses face ao dólar americano, pressionado em baixa por receios quanto ao estado de saúde dos países da periferia e do setor financeiro da Zona Euro. A agitação e o stress dos mercados financeiros, após a Fed ter alertado para a possibilidade de nova recessão na economia, levaram os investidores a procurar refugio na divisa americana. Esta indefinição nos mercados é reforçada por rumores sobre um incumprimento na Grécia, pela falta de liderança e fraca determinação na Zona Euro.

O destaque desta semana vai para a divulgação dos números de desemprego e da inflação na Zona Euro. Nos Estados Unidos será conhecido o valor final do Produto Interno Bruto do segundo trimestre deste ano.









Teresa Pereira
Departamento de Consultoria e Research da Golden Broker