Siga-nos

Perfil

GIC - Global Investment Challenge

GIC 2015

Testar estratégias

  • 333

O Global Investment Challenge (GIC) permite investir nos mercados financeiros sem o risco de perder dinheiro real.

Diego Valente, engenheiro químico de 38 anos, recomenda a participação no GIC a quem quer conhecer melhor o funcionamento do mundo financeiro. Na sua perspetiva esta competição, organizada pelo Expresso e a SDG “espelha de forma correta os riscos inerentes aos mercados financeiros e contribui objetivamente para aumentar a literacia financeira de todos os que participam ativamente neste concurso”.

No início do jogo Diego Valente começou por aplicar o capital fictício disponível apenas em ações. Atualmente investe apenas em contratos diferenciais (CFD) sobre índices, com fecho frequente de posições no final de cada dia. “O desempenho tem sido acima das expetativas apesar de ter presente que investimentos alavancados têm variações bastante abruptas”, frisa este participante. Neste processo já aprendeu também que alto risco traduz-se em alta rentabilidade ou grandes perdas.

Quando o GIC 2015/16 terminar Diego valente espera ter aumentado o seu conhecimento sobre graus de alavancagem em CFD e pares de câmbio. É que esta prova permite-lhe testar estratégias e produtos, sem correr o risco de perder dinheiro real.