Siga-nos

Perfil

GIC - Global Investment Challenge

GIC 2015

Uma semana positiva

  • 333

Jorge Guimarães, diretor executivo do departamento de análise de empresas ibéricas do Haitong Bank, explica quais os principais acontecimentos que marcaram a sexta semana do Global Investment Challenge (GIC) que decorreu entre 9 e 15 de março.

“Os mercados acionistas estiveram na generalidade positivos esta semana, beneficiando do anúncio por parte do Banco Central Europeu (BCE) de mais medidas de política monetária destinadas a estimular a economia da Zona Euro”, explica Jorge Guimarães.

De facto e conforme esperado pelos investidores, na reunião do dia 10 de Março, o BCE anunciou uma série de medidas de estímulo, destacando-se o aumento do programa de compra de ativos, tanto em montante como no universo de ativos a comprar, onde se incluem agora obrigações de empresas, bem como novas linhas de financiamento ao sector bancário destinadas a aumentar a concessão de crédito por parte dos bancos da Zona Euro.

Neste contexto e segundo Jorge Guimarães, destacaram-se na Europa os sectores mais beneficiados pela redução das taxas de juro e dos spreads de crédito, como o imobiliário (+4,74%) e utilities (+2,36%), bem como o sector bancário (+2,64%), impactado positivamente pelas novas medidas de estímulo ao crédito. “Em contrapartida, os sectores mais ligados à evolução das matérias-primas, como materiais básicos (-2,68%) e petrolíferas (-1,73%) registaram performances negativas, penalizados pela correcção verificada nos preços do petróleo (Brent -2,62% na semana), após a recuperação observada nas semanas anteriores”, finaliza o analista.