Siga-nos

Perfil

GIC - Global Investment Challenge

GIC 2015

Estratégia vencedora

  • 333

João Santos venceu a última edição do Global Investment Challenge (GIC) na categoria de estudantes e conta como alcançou a vitória.

A vontade de ter uma experiência real de contacto com os mercados financeiros fez com que João Santos, atualmente com 22 anos e licenciado em gestão, se tivesse inscrito na última edição do GIC que decorreu em 2013/14. Conta que esta foi uma experiência positiva de aprendizagem e que venceu, na categoria de estudantes, graças ao investimento em CFD.

“A minha estratégia foi aproveitar a tendência de subida que os mercados europeus apresentavam naquele momento, por exemplo através da compra de ações do PSI 20”, explica João Santos. Ao longo das dez semanas de competição investiu sobretudo em CFD's sobre ações e sobre índices, isto porque, “uma vez que são produtos alavancados, o maior desafio foi geri-los com prudência, tirando o máximo de rendibilidade ao mesmo tempo”, frisa.

Durante a competição, o melhor negócio de João Santos foi uma posição longa na Sonae, e o pior uma posição curta no BCP. “Na minha opinião a principal qualidade desta competição é o facto de se realizar num contexto real de mercado”, salienta. É por isso que está novamente a participar na atual edição, com o intuito de repetir a boa prestação obtida em 2013/14.

Para este antigo participante “o GIC é uma competição que permite saber mais sobre variados produtos financeiros, desde os mais até aos menos conhecidos”. A quem está a participar pela primeira vez aconselha a gerir a carteira com prudência e a acompanhar ativamente a evolução dos mercados, de modo a tomar decisões informadas.