Siga-nos

Perfil

GIC - Global Investment Challenge

GIC 2015

Quinta edição arranca quarta-feira

  • 333

Luís Alves Costa (SDG), Luís Laginha de Sousa (Euronext), Francisco Pinto Balsemão (Impresa) e José Maria Ricciardi (Haitong Bank), no toque do sino na sede da Euronext, em Lisboa, no almoço de lançamento da 5.ª edição do GIC

Luis Coelho

O Expresso e a SDG juntaram esta semana em Lisboa, o patrocinador e os apoiantes do Global Investment Challenge (GIC) para o lançamento oficial da quinta edição que começa já no próximo dia 3 de fevereiro.

O GIC decorre online e tem como objetivo dar a conhecer a realidade que se vive nos mercados financeiros. Os participantes vão ter 100 mil euros fictícios para investir em produtos tão diferentes como ações ou forex. Vão poder testar estratégias de investimento e conhecer mais profundamente estes e outros produtos, disponíveis na plataforma de negociação.

A atual edição da competição conta com o patrocínio do Haitong Bank e está a utilizar a plataforma de negociação online do Banco Best. Presente desde a primeira edição, a Euronext associou-se novamente a esta iniciativa. Foi na sua sede, em Lisboa, que a organização do GIC juntou no passado dia 26 as entidades que patrocinam e apoiam este evento, para o lançamento oficial da edição de 2015/16.

Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, referiu no almoço que o GIC tem mostrado grande adesão ao longo das suas diversas edições. Os participantes, ao simularem num ambiente real decisões de investimento compreendem melhor as dinâmicas do mercado e dos seus produtos financeiros. Em suma, "o objetivo do GIC é o de aumentar o conhecimento sobre estes temas e permitir a simulação de aplicações em vários mercados e produtos, permitindo aos investidores compreenderem os riscos e oportunidades dos mesmos", salientou. Na sua perspetiva as simulações, feitas da forma adequada, têm um lado educativo e faz parte do papel dos meios de comunicação contribuir para essa mesma educação.

Luís Alves Costa, presidente da SDG, explicou no evento que esta competição quer promover a literacia junto do grande público, em especial dos estudantes. É por isso que conta com duas categorias, uma geral e outra de estudantes, para estimular a participação destes últimos. Lembrou ainda que se vai dar início no próximo dia 3 de fevereiro à quinta edição de uma iniciativa que já foi distinguida como Best Capital Market Promotion Event, no Lisbon Awards 2013, Euronext.

As inscrições para o GIC estão em curso. Quem se inscrever até ao final do dia 2 de fevereiro vai poder competir para o prémio final de uma viagem a Paris. Quem o fizer depois dessa data, vai poder apenas competir pelos prémios semanais em que a organização dá um tablet aos participantes com o melhor desempenho da semana, em ambas as categorias.