Siga-nos

Perfil

GIC - Global Investment Challenge

GIC 2015

Saiba mais sobre ETF

  • 333

No Global Investment Challenge (GIC) pode experimentar vários produtos para ficar a saber quais os que melhor se adaptam ao seu perfil financeiro e gosto pelo risco. Nesta competição vai ter a oportunidade de testar o ETF.

Chamam-se exchange traded funds (ETF) e segundo a Euronext um ETF é um fundo de investimento aberto, gerido por uma sociedade gestora que replica um índice ou cabaz de instrumentos financeiros e é negociado de forma contínua. O investidor consegue através de um pequeno investimento ter a rendibilidade e risco desses instrumentos, sem a necessidade de os adquirir individualmente. O fundo pode investir em ativos muito variados, desde cabazes de ações, obrigações ou até matérias-primas.

A rendibilidade de um ETF está diretamente relacionada com a rendibilidade dos ativos em que o fundo investe, deduzida da comissão de gestão do fundo.

Quanto a algumas das vantagens dos ETF, por exemplo, este é um produto que permite de uma forma simples ganhar exposição a diversos ativos e mercados financeiros, permitindo diversificar a carteira. Com os ETF é possível investir em todos os componentes de um índice bolsista sem custos adicionais, garantindo um desempenho semelhante ao do próprio índice. Com a vantagem adicional de o produto ser gerido por uma sociedade gestora. Podem também ser transacionados a todo o momento, dependendo do preço que apresentem no mercado bolsista.

O GIC começa no dia 3 de fevereiro. Nesta competição organizada pelo Expresso e a SDG vai poder investir o seu capital neste e noutros produtos.