Siga-nos

Perfil

GIC - Global Investment Challenge

GIC 2015

O que são ações

  • 333

Entre os diversos instrumentos financeiros em que vai poder investir no Global Investment Challenge (GIC) estão as ações. Saiba mais sobre este produto.

Começa no dia 3 de fevereiro mais uma edição do GIC, uma competição online que visa promover junto do grande público, através de uma participação ativa, o conhecimento dos mercados, instrumentos financeiros, aplicações financeiras e gestão de carteiras.

As inscrições estão abertas até dia 2 de fevereiro e qualquer pessoa pode participar nesta iniciativa. Ao longo de dez semanas os participantes vão poder testar os seus conhecimentos e aplicar os 100 mil euros fictícios em diversos produtos, entre os quais se encontram as ações. Este é sem dúvida um dos instrumentos financeiros mais conhecido dos portugueses.

Mas o que é uma ação? Cada ação representa uma parte do capital social de uma empresa. Quando compra ações o investidor torna-se sócio da empresa que as emitiu e passa a participar nos lucros e prejuízos.

Existem dois grupos de ações. As ações ordinárias dão direito de voto aos acionistas, sendo que cada uma equivale a um voto e proporcionam uma participação nos resultados da empresa. As ações preferenciais conferem prioridade nos dividendos da empresa e a restituição de capital, no caso de esta fechar.

Na altura de investir no GIC, seja neste ou noutro produto, faça-o diversificando os investimentos por diferentes sectores e regiões e numa perspetiva de médio e longo-prazo que normalmente acarreta menor grau de risco do que investir no curto-prazo.