Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Georgia dá o seu coração à Efacec

No aeroporto da cidade norte-americana de Savana há agora um painel gigante para apresentar lado a lado imagens das fábricas de transformadores da Efacec na Arroteia, em Matosinhos, e em Effingham, na Georgia, acompanhadas pelo lema 'Efacec Tecnologia que move do mundo.

Margarida Cardoso* (www.expresso.pt)

"É  assim que a empresa portuguesa se apresenta nos Estados Unidos, onde está a investir na Georgia com a promessa de ser tornar o terceiro maior empregador do país, atrás do County Board of Education (1695 trabalhadores) e da fabrica de celulose da Georgia Pacific's Savannah Mill, que emprega 1306 pessoas.



A fábrica de transformadores da Efacec em Savana, com um investimento de 160 milhões de euros a concretizar em duas fases, ate 2015, vai criar 1500 postos de trabalho, 620 dos quais directos.



Num sinal de boas vindas, o Governador da Georgia, Sonny Perdue, fez mesmo questão de entregar a Luís Filipe Pereira uma bandeira do Estado da Georgia, declarando: "com ela estou também a entregar o coração dos georgianos e o seu apoio "à sábia escolha da empresa (para a concretização deste investimento)".



Numa altura em que concretizou metade do investimento previsto na Georgia, a Efacec emprega 130 pessoas em Savana, onde espera facturar 300 milhões dentro de três anos.

Duplicar produção num ano

De acordo com a carteira de encomendas, o presidente da Efacec acredita poder duplicar a produção no espaço de um ano e ter em 2015 a mesma capacidade de produção nas suas unidades de Portugal e dos EUA.



Para a cerimónia de inauguração, a Efacec reuniu quase 200 convidados, trazendo aos Estados Unidos alguns ex-ministros do PSD e do PS como Daniel Bessa, Pina Moura, Marques Mendes, Mira Amaral e Valente de Oliveira.



A chegada da comitiva foi, no entanto, rodeada de algumas dificuldades devido a actividade do vulcão islandês e Luís Filipe Pereira, que estava com o presidente da República, Cavaco Silva, na República Checa, teve de fazer mais de 1700 km de carro para conseguir apanhar um avião na cidade espanhola de Girona e iniciar a viagem aérea ate Savana.



Com um volume de encomendas e vendas na ordem dos mil milhões de euros, a Efacec tem na energia um dos seus principais negócios, registando neste segmento encomendas de 400 milhões de euros e vendas de 360 milhões.

Citações sobre este investimento:

 

- Luís Filipe Pereira, presidente da Efacec "Este é um passo crucial na evolução da nossa companhia que tem já metade dos seus negócios replicados nas diferentes regiões onde está presente."

 

- Sonny Perdue, Governador da Georgia: ' Nunca tive um projecto a avançar tão rapidamente, porque o investidor sabia o que queria. Bem vindos a casa "

 

- Francisco Vanzeller, antigo presidente da CIP e gestor da industria farmacêutica: "Este e um exemplo que devia de ter dezenas de seguidores entre as empresas portuguesas"

 

- Jorge Guerra, responsável pela unidade de negócios da Efacec nos EUA " Já não somos estrangeiros na Geórgia. Aqui, estamos em casa"

 

- António Gonçalves, Têxtil Manuel Gonçalves, que controla 50% da Efacec: "Este é um passo grande para consolidar o nosso objectivo de crescimento no mundo"

 

- Teixeira dos Santos, Ministro das Finanças "A Efacec respondeu efectivamente ao desafio de globalização e internacionalização num mercado estratégico. Este é um momento de celebrar o sucesso".



*Jornalista viajou a convite da Efacec