Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

Gaspar admite baixar TSU em 2013

  • 333

Ministro das Finanças garante que o Governo está a analisar o corte na Taxa Social Única (TSU) para alguns setores da economia. Opção vai ser colocada no Orçamento de Estado para o próximo ano.

O Governo está a analisar a possibilidade de reduzir a Taxa Social Única, mas de forma mais dirigida e de forma a que tenha menores custos orçamentais, adiantou o ministro das Finanças.

Vítor Gaspar, que já tinha sinalizado essa intenção anteriormente, voltou hoje a dizer perante os deputados na Assembleia da República que a disponibilidade para considerar essa opção no âmbito da discussão do próximo orçamento foi dada à troika, mas na forma de uma medida dirigida "para segmentos identificados do mercado laboral".

"Quer dizer que relativamente à medida que foi considerada o ano passado, temos uma descriminação, uma identificação de objetivos alvo dentro do mercado de trabalho, que permitirá que esta medida tenha um impacto orçamental muito mais limitado do que as medidas consideradas há uns meses. Acresce que o desenho e o espaço orçamental para a implementar está a ser determinado no contexto do Orçamento do Estado para 2013", disse.

Na mesma comissão, Vítor Gaspar já havia alertado para a necessidade de tomar medidas com resultados mais no curto prazo devido à evolução recente do desemprego e que assim o o Governo estaria aberto a essa opção.

"Estamos ainda abertos para considerar outras medidas que diminuam os custos de trabalho para segmentos identificados do mercado laboral", afirmou Vítor Gaspar.