Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

Fundo Europeu: Alemanha não dará mais do que €211 mil milhões

  • 333

Ministro das Finanças alemão excluiu hoje a possibilidade da Alemanha aumentar a dotação financeira aprovada esta semana.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, excluiu hoje a possibilidade da a Alemanha dar mais que os 211 mil milhões de euros aprovados esta semana pelo Parlamento para o (FEEF).

"O fundo de socorro europeu tem um plafond de 449 mil milhões de euros, 211 deles provenientes da Alemanha. E é tudo. Acabou. À exceção dos juros que se vierem a acrescentar", declarou o ministro germânico ao semanário Super-Illu.

A dotação financeira que caberá à Alemanha no âmbito da reestruturação do FEEF a partir de 2013 será, segundo o governante, menos importante: "Será uma questão de 190 mil milhões, dos quais seremos fiadores, já incluindo os juros", explicou Schauble.

Uma sondagem que será publicada no domingo no jornal Bild am Sonntag mostra que mais de metade dos alemães (58 por cento) discorda do aumento da dotação financeira do fundo de resgate financeiro para a zona euro, considerando-o "um erro".