Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Fitch corta rating dos maiores bancos portugueses

Agência de notação financeira Fitch cortou o rating da dívida de longo prazo do BCP, BES, BPI e Banif, devido aos riscos relacionados com o financiamento e a liquidez.

A agência de notação financeira Fitch cortou os ratings da dívida de longo prazo do BCP, BES, BPI e Banif, devido aos riscos relacionados com o financiamento e a liquidez, e ainda os ratings individuais da CGD, BCP e BES.

"A revisão em baixa reflete os maiores riscos de financiamento e liquidez devido à sua elevada necessidade de fontes de financiamento de curto e de médio prazo, com recurso crescente ao financimanto do Banco Central Europeu (BCE), no contexto de manutenção das dificuldades de acesso aos mercados de capitais, bem como à deterioração do desempenho doméstico e da qualidade dos ativos", informou hoje em comunicado a Fitch Ratings, que mantém o outlook negativo sobre os bancos portugueses.

Simultaneamente, a Fitch cortou os ratings individuais do BCP, do BES e da CGD, mantendo inalterados os do Banco BPI e do Banif - tendo decidido igualmente manter a notação de longo prazo das emissões de dívida da CGD.