Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Facebook Messenger vai permitir fazer pagamentos

  • 333

A aplicação do Facebook vai permitir enviar e receber dinheiro, de forma gratuita.Esta nova função estará disponível dentro de poucos meses para iOS, Android e versão desktop, inicialmente apenas nos Estados Unidos.  

Constança Lameiras

O Facebook anunciou recentemente que os utilizadores norte-americanos vão poder receber e enviar dinheiro através da aplicação Messenger, que é utilizada por cerca de 500 milhões de utilizadores.

A adesão a este sistema é gratuita e simples. Segundo informação divulgada pela rede de Martin Zuckerberg, quem quiser enviar dinheiro apenas tem de iniciar uma conversação com um amigo pelo Messenger, carregar no ícone de dinheiro ($) e inserir o valor a transferir. De seguida, seleciona-se o botão Pay e adiciona-se o cartão Visa ou Mastercard para efetuar o pagamento.

Para receber dinheiro o processo é semelhante. Basta abrir uma conversa com um amigo no Messenger e adicionar o cartão para o qual se pretende que o montante seja transferido.

Depois de adicionado um cartão, para tornar estas transações mais seguras, o utilizador pode criar um PIN que deve ser introduzido para concluir a operação de envio ou de receção do dinheiro. Para os aparelhos com iOS, este sistema de segurança pode estar associado ao Touch ID.

Disponível nos próximos meses nos Estados Unidos, o Facebook não deu ainda indicações relativamente à expansão desta ferramenta para outros países.

A nova funcionalidade, que pode ser utilizada apenas entre amigos, permite que o dinheiro seja transferido num período entre um a três dias úteis, dependendo do banco em questão, tal como acontece com outros depósitos.

Com mais de um milhão de transações diárias, o interesse do Facebook em possibilitar pagamentos já tinha sido demonstrado com o lançamento do Facebook Credits, uma moeda virtual utilizada para o pagamento de jogos e outros produtos virtuais. Esta moeda foi posteriormente substituída por um sistema de pagamentos, o Facebook Payments.