Exportações sobem 4,4% em fevereiro
09.04.2015 às 11h32
As exportações de bens registarm uma subida homóloga de 4,4%.
Segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as vendas ao exterior registaram em fevereiro um crescimento de 4,4% , depois de terem quebrado 1,8% no primeiro mês do ano.
Europa em alta
O INE justifica a recuperação das exportações com o resultado obtido no comércio intra-União Europeia (6,8%), impulsionados pela exportações de combustíveis e de máquinas e aparelhos. Já o comércio para países fora do espaço comunitário continuou a afundar em Fevereiro (-1,7%), mantendo a mesma tendência do mês anterior.
Excluindo os combustíveis "as exportações aumentaram 2,5% e as importações aumentaram 6,0% face ao mês homólogo", refere o INE. Em janeiro, estes indicadores tinham sido de 0,7% e -1,0%, respetivamente.
Nos dois primeiros meses do ano, o défice comercial fixou-se em 1,1 mil milhões de euros.
Taxa de cobertura sobe
Analisando o trimestre terminado em fevereiro, as exportações subiram 2,1% e as importações recuaram 3,5%, em termnos homólogos. A taxa de cobertura subiu para 84,5%, reduzindo o défice em 735,5 milhões de euros. No trimestre terminado em janeiro as exportações tinham avançado 0,5%.