Siga-nos

Perfil

Exame

Exame

Nuno Sebastião: “Acordo todos os dias com o coração nas mãos”

Está sempre à rasca, até ter um momento fenomenal. Depois volta a ficar à rasca. É esta a vida de um empreendedor em Silicon Valley. Aos 39 anos, Nuno Sebastião lidera a Feedzai, tecnológica nascida em Portugal e especializada na deteção e prevenção de fraude de pagamentos bancários, que acaba de fazer uma ronda de investimento de 42,5 milhões de euros. É o vencedor da primeira edição da iniciativa 40 Líderes Empresariais do Futuro, promovida pela Exame e pelo Fórum de Administradores e Gestores de Empresas. Leia a entrevista ao empreendedor português e conheça as histórias de outras jovens promessas portuguesas do mundo da Gestão na nova edição da Exame, de novembro, já nas bancas. Fique também a conhecer, neste número, o ranking das “100 Melhores Empresas para Trabalhar”

É mais um dia soalheiro na Califórnia. Se bem que a conversa seja feita através do Skype, é fácil constatar-se o óbvio. O gabinete de Nuno Sebastião é envidraçado e deixa o sol entrar. Tanto que é preciso, a determinado ponto, baixar as persianas. Com o gesto deixa-se de ver, no horizonte, os edifícios de gigantes mundiais como a Tesla e a Oracle, que são agora vizinhas da Feedzai, a tecnológica que o empreendedor português, de 39 anos, faz questão de manter portuguesa, sediada em Coimbra. Porque um dia lhe disseram que ele não podia progredir por causa da sua nacionalidade.

Saiu de casa dos pais aos 14 anos para ir viver sozinho e entrar numa escola que lhe desse mais oportunidades. Hoje, senta-se num escritório em Silicon Valley. Com outros dois amigos e engenheiros fundou, em 2009, um dos maiores especialistas mundiais no combate à fraude no sector de pagamentos e nos serviços financeiros através da inteligência artificial. Lidera 260 pessoas, espalhadas por sete escritórios, em três países: Portugal (Lisboa, Coimbra e Porto), Reino Unido (Londres) e Estados Unidos (Silicon Valley, Nova Iorque e Atlanta).

Por dia, a Feedzai monitoriza cinco mil milhões de transações bancárias em todo o mundo. E já fornece sistemas antifraude a cinco dos 25 maiores bancos mundiais. Acaba de levantar a maior ronda de investimento feita por uma empresa portuguesa: 42,5 milhões de euros. E o seu cocriador, Nuno Sebastião, acaba de ser distinguido como o líder entre os líderes portugueses com menos de 40 anos.

Leia mais na edição de novembro da EXAME, já nas bancas. Fique também a conhecer, neste número, o ranking das "100 Melhores Empresas para Trabalhar"

  • Aponte os nomes: conheça os 40 gestores portugueses do futuro

    Descubra quem são os 40 Líderes Empresariais do Futuro, escolhidos por um júri presidido por António Horta Osório e anunciados hoje numa cerimónia no Salão Nobre da Pousada de Lisboa. Saiba tudo sobre o prémio na Exame de novembro que já está nas bancas