Siga-nos

Perfil

Exame

Exame

Conheça as Melhores Empresas para Trabalhar

Os 100 melhores locais de trabalho do país são revelados no número de dezembro da EXAME, já nas bancas

Helena C. Peralta

Este ano, o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT) é liderado pela Hilti Portugal e o top 3 inclui ainda a Philips Portuguesa, na segunda posição, e a KW Business, em terceiro lugar. Na segunda-feira passada, ao final do dia foram divulgadas as vencedoras, numa cerimónia realizada na AESE Business School em Lisboa.

Envolvendo um universo total de cerca de 42.500 colaboradores das companhias concorrentes, sediadas um pouco por todo o país, o Prémio Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT), publicado pela EXAME, é um dos maiores estudos de satisfação no local de trabalho realizado em Portugal. Embora em novos moldes face ao modelo inicial, pretende-se desta forma dar continuidade ao estudo iniciado em finais do ano 2000 que já distinguiu inúmeras empresas nacionais e filiais de grandes multinacionais.

Para que esta análise fosse possível mais uma vez, a revista EXAME trabalhou em associação com a escola de negócios AESE e com a consultora everis, os novos parceiros nesta aventura. Daqui resultou não só uma nova metodologia, como também um estudo que envolve a análise dos resultados.

Deste estudo concluiu-se que os colaboradores de 81% das empresas do ranking consideram a organização para a qual trabalham excelente e sentem orgulho em dela fazerem parte.

Em 77% da lista, os trabalhadores sentem-se respeitados, valorizados e afirmam ser tratados de forma digna. Sabem, por exemplo, onde colocam o seu saber e o seu compromisso e como o seu trabalho contribui para realizar a missão da empresa.

A atuação das organizações perante a sociedade é também destacada, sendo que 93% das 100 MEPT adjetivam o seu comportamento como ético, não discriminatório, ativo e relevante para a sociedade. Ainda assim, e apesar das inúmeras qualidades deste grupo empresarial, apenas em 70% das 100 se facilita o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar e pessoal dos seus colaboradores.

Pode ficar a conhecer todas as 100 MEPT na revista, onde constam os rankings e prémios.

As 100 MEPT foram classificadas e também premiadas segundo a sua dimensão, com base no número de colaboradores e no volume de negócios. Optou-se ainda por distinguir as empresas melhor reconhecidas pelas gerações Z, millennials, X e baby boomers.

A todas as organizações participantes nesta iniciativa, constem ou não das 100 MEPT, será entregue, através do site www.melhoresempresaparatrabalhar.pt, um relatório comparativo dos resultados da organização com os alcançados pelo conjunto das 100 melhores.