Siga-nos

Perfil

Exame

Exame

Rui Nabeiro recebe Prémio Excelência na Liderança

  • 333

Rui Nabeiro, fundador do Grupo Delta recebe o Prémio Excelência na Liderança entregue por Francisco Pinto Balsemão, presidente do Conselho de Administração do Grupo Impresa

Luis Coelho

O fundador do grupo Delta, Rui Nabeiro, foi distinguido pela revista EXAME com o Prémio Excelência na Liderança, ontem, quarta-feira, na cerimónia que deu a conhecer as melhores grandes empresas do país, na 26ª edição das 500 Maiores & Melhores

Rui Nabeiro, fundador do grupo Delta, foi distinguido ontem, quarta-feira, com o Prémio Excelência na Liderança, atribuído pela revista EXAME. A cerimónia, no Hotel Ritz em Lisboa, reuniu as melhores grandes empresas do país, na 26º edição das 500 Maiores & Melhores (500M&M), uma parceria da EXAME com as consultoras Informa D&B e Deloitte.

O prémio foi entregue pelo presidente do Conselho de Administração do Grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão.

"Deus deu-me o suficiente para poder partilhar. Mas o que ele me deu não me pertence. Tenho de continuar a trabalhar para dar aos outros. A minha responsabilidade social é enorme", disse Rui Nabeiro à Exame num artigo sobre a vida e percurso do empresário de Campo Maior que pode ler na edição especial 500M&M, já nas bancas.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior, no Alto Alentejo. Não teve muito tempo para gozar a infância, ainda fazia a instrução primária e já ajudava os pais. A mãe tinha uma pequena mercearia e contava com aquele filho para tudo. "O Rui é que sabe, ele é que faz" era a resposta que dava quando lhe pediam algo com que não contava.

Eterno insatisfeito construiu um grande grupo empresarial que hoje, além dos cafés, está presente também na agricultura, distribuição alimentar e de bebidas, retalho automóvel, imobiliário ou a hotelaria. Emprega 3310 pessoas e o grupo deve fechar 2015 com uma faturação de 340 milhões de euros.