Exame

Siga-nos

Perfil

Perfil

  • Assine a Exame durante um ano por apenas 21€

    Não perca a oportunidade de saber tudo sobre o mundo da gestão, de conhecer os protagonistas dos novos negócios, de ter acesso em primeira mão a entrevistas exclusivas, entre muitos outros conteúdos. Por 21 euros, durante um ano, com a assinatura da EXAME.

  • 300 marcas de calçado em seis anos

    Margarida Cardoso

    As empresas portuguesas de calçado afinaram estratégias e entraram no campeonato das marcas. Em seis anos, nasceram 300 insígnias no país e o mundo passou a estar disponível para pagar mais pelos sapatos made in Portugal, agora os segundos mais caros à escala global. A viragem tática da indústria trouxe novos protagonistas ao sector, coincide com a chegada da segunda ou terceira geração ao negócio da família, rende prémios e conta com o apoio da Associação dos Industriais de Calçado - APICCAPS, a investir milhões em campanhas de internacionalização sucessivas com a ambição de dar à fileira o estatuto de “principal referência mundial com base na produção própria”. Não perca na EXAME de fevereiro, já nas bancas.

  • A tempestade angolana

    Abílio Ferreira e Gustavo Costa

    Vale a pena insistir no mercado angolano, depois de a euforia dar lugar à deceção? Com o preço do petróleo em queda livre, a economia angolana gripou e obriga as empresas portuguesas a uma aterragem violenta e perigosa. Saiba porque estamos a dizer adeus a Angola, na EXAME de fevereiro, já nas bancas.

  • Negócio do fitness mostra os músculos

    Adriano Nobre

    Maior preocupação dos portugueses com a saúde e entrada das cadeias low cost no mercado acelerou o acréscimo de sócios em ginásios desde 2012. Saiba porque é que este negócio está em alta na EXAME de fevereiro, já nas bancas.

  • As vantagens de ter um coach

    Sofia Calheiros foi a primeira coach portuguesa certificada e, em entrevista à EXAME, fala da experiência de mais de duas décadas a ajudar executivos de topo a gerarem mais resultados. Licenciada em Psicologia das Organizações, Sofia Calheiros deixa um conselho: "Os líderes têm que voltar à adolescência" para recordarem o que, à época, desejavam com paixão. Leia o artigo na EXAME de fevereiro, já nas bancas.

  • Oracle. Conheça as excentricidades do fundador Larry Ellison

    João Ramos

    Larry Ellison, fundador da Oracle, lidera, aos 71 anos, a transformação tecnológica da empresa para a computação na nuvem. Conheça as inovações que a empresa está a preparar para os próximos anos e as excentricidades de Ellison numa reportagem ao núcleo da tecnológica californiana.

  • Os negócios da comida saudável

    Catarina Nunes e Joana Madeira Pereira

    Da abóbora biológica à cerveja orgânica. Da piza sem glúten à comida crua. Dos superalimentos aos sumos detox. O mercado da comida saudável está a crescer. Será assim tão apetitoso? As redes sociais e a Internet estão cheias de receitas e de imagens de pratos saudáveis, biológicos, orgânicos, livres de glúten ou sem lactose, baseados em superalimentos. Antes, a distinção fazia-se entre os carnívoros e os vegetarianos. Hoje, o tema tornou-se mais complexo e nele reside uma infinidade de dietas alimentares a que os mercados e as marcas estão a tentar dar resposta. Das empresas agrícolas, passando pelas indústrias agroalimentares e acabando nas novas fórmulas de retalho, o apetite por esta fatia do negócio está a aumentar.

  • Uma porta virtual para empresários reais

    Rute Barbedo

    O programa de residência eletrónica conduzido pela Estónia já atraiu seis mil pessoas de todo o mundo, desde banqueiros a primeiros-ministros, que procuram um sistema fiscal simples e uma vida empresarial menos burocrática. A e-Residência é o novo tabuleiro dos jogos sem fronteiras

  • “Não há (homens desconfortáveis por serem chefiados por mulheres), ou então são muito bons a disfarçar”

    Catarina Nunes

    Inês Caldeira foi a primeira mulher e a pessoa mais jovem (aos 35 anos) a assumir a liderança de uma filial do grupo de produtos de higiene pessoal e beleza L’Oréal. Em entrevista EXAME de janeiro, a diretora-geral da L'Oréal Portugal fala sobre a liderança da filial que é a referência europeia em diversidade e equidade laboral. A solidão e o trabalho árduo no caminho até ao topo e a importância da hiperexigência feminina são outros temas. Já nas bancas.

  • Quem são as 1000 melhores PME em Portugal

    A EXAME distingue há 21 anos a excelência entre as pequenas e médias empresas (PME). A 21.ª edição do Especial 1000 Maiores PME, com as melhores empresas deste universo, já está nas bancas.

  • Conheça as 500 Maiores & Melhores Empresas

    Sónia M. Lourenço

    A 26ª edição das 500 Maiores & Melhores Empresas (500M&M) revela-lhe quem são as companhias que se destacam na economia portuguesa. O código que consta na revista dá-lhe acesso ao ranking geral e às análises por sectores e por regiões, bem como conhecer a metodologia do estudo feito pela Informa D&B e pela Deloitte.

  • Ninguém sabe dos fundos europeus

    Joana Nunes Mateus

    O atual ciclo do Portugal 2020 é apenas o quinto capítulo de três décadas de fundos europeus no país. Os investimentos patrocinados pela União Europeia já ultrapassam 10 mil euros por português, mas 91% dos cidadãos não sabem indicar um único projeto que tenha melhorado as suas vidas desde a adesão à CEE. A EXAME explica como é que a Comissão Europeia e as autoridades nacionais estão a mudar a forma de comunicar os fundos europeus à população e relembra algumas obras que mudaram a vida dos portugueses

  • Ofereça a EXAME no Natal

    Este Natal ofereça a assinatura da revista EXAME disponível na versão impressa ou na versão digital. Recebe ainda uma bateria portátil universal que permite a qualquer momento carregar o seu tablet ou smartphone de forma rápida.

    Visite-nos em http://goo.gl/wIxDzt

  • Jovens que dão cartas

    Margarida Fiúza

    Têm entre 18 e 23 anos e decidiram lançar os seus próprios projetos para se dedicarem ao que mais gostam de fazer. Conheça oito exemplos de jovens portugueses que espelham uma nova geração de empreendedores.

  • "Escolhemos Lisboa porque tem algo de especial"

    João Ramos

    O fundador do Web Summit explica, em entrevista exclusiva à EXAME, como em apenas cinco anos criou o maior evento da Europa de tecnologia e empreendedorismo, que se realizará nos próximos três anos em Lisboa. Proporcionar uma boa experiência aos participantes através do uso intensivo de ferramentas tecnológicas é um dos segredos do sucesso revelado por Paddy Cosgrave

  • "Ir para a bolsa pode render mais de três mil milhões de euros"

    António Ramalho cumpriu a missão de juntar as redes de estradas e dos comboios através da Infraestruturas de Portugal, à qual preside e que avalia em "mais de 10 mil milhões de euros". Em grande entrevista à EXAME defende a venda de 30% da empresa a privados para prosseguir investimentos sem o recurso ao dinheiro dos contribuintes. Leia mais na edição de dezembro, já na bancas

  • Saiba porque deve ser e-residente na Estónia

    Sistema fiscal simples e um ambiente empresarial menos burocrático estão a atrair milhares de pessoas para o programa de residência eletrónica conduzido pela Estónia. Seis mil já aderiram, desde banqueiros a primeiros-ministros, e há 22 portugueses nesta lista. A EXAME falou com e-residentes lusos e conta-lhe como pode aderir também a esta iniciativa do governo estoniano e quais são as vantagens. Leia mais na edição de dezembro, já nas bancas.

  • Rui Nabeiro recebe Prémio Excelência na Liderança

    O fundador do grupo Delta, Rui Nabeiro, foi distinguido pela revista EXAME com o Prémio Excelência na Liderança, ontem, quarta-feira, na cerimónia que deu a conhecer as melhores grandes empresas do país, na 26ª edição das 500 Maiores & Melhores

  • Conheça as 500 Maiores & Melhores Empresas

    Sónia M. Lourenço

    A 26ª edição das 500 Maiores & Melhores Empresas (500M&M) revela-lhe quem são as companhias que se destacam na economia portuguesa. O código que consta na revista dá-lhe acesso ao ranking geral e às análises por sectores e por regiões, bem como conhecer a metodologia do estudo feito pela Informa D&B e pela Deloitte.

  • As 7 empresas portuguesas que estão a conquistar Silicon Valley

    A EXAME de dezembro já está nas bancas com uma reportagem na 'Meca da tecnologia' que lhe revela 7 startups nacionais que estão a dar cartas na Califórnia. A Talkdesk, fundada por Tiago Paiva, poderá valer, em breve, mais de mil milhões de dólares, adquirindo o estatuto de primeiro unicórnio português em Silicon Valley.

  • A 26ª edição das 500 Maiores & Melhores Empresas da EXAME, que inclui os bancos e seguradoras que se destacam no país, vai para as bancas a 26 de novembro. A entrega dos prémios será na quarta-feira, dia 25, num jantar no Hotel Ritz, em Lisboa. Também na próxima quinta-feira estará disponível o número de dezembro da EXAME.

  • "Para gerirmos pessoas, temos de gostar de pessoas"

    Joana Madeira Pereira

    Paul Kearns concebeu uma escala de maturidade para a gestão de recursos humanos. "Organizações com maturidade não são organizações envelhecidas, são companhias que já cumpriram um determinado percurso e percebem, de forma efetiva, como as pessoas têm um papel determinante na sua estratégia", explica.

  • Sorria, está a ser mais produtivo

    Joana Madeira Pereira

    A quarta edição do estudo Happiness Works mostra que os trabalhadores portugueses estão mais felizes em 2015. No ano passado o nível de felicidade dos trabalhadores portugueses ficou em 3,4, que se traduz no costumeiro "assim, assim", mas na última edição o cenário revelou-se mais risonho: os profissionais estão mais felizes (3,6), mais até do que em 2012, ano em que a crise se começou a sentir com força.

  • Levar o vinho português ao mundo

    Carolina Reis

    Há 10 anos que André Ribeirinho junta produtores de vinhos a consumidores através da Internet. Entretanto, desde 2012, organiza os jantares Wine Lover, que trazem com frequência a Portugal apreciadores dos quatro cantos do mundo para partilharem vinhos. A rede social que criou, o Adegga, está consolidada e André anda, agora, pela Europa a divulgar esta paixão

  • Hospitais privados dão milhões

    Miguel Prado

    À boleia das seguradoras proliferam de norte a sul do país e atraem cada vez mais clientes. Pagam melhores salários a médicos e gestores. Durante anos, enquanto Portugal debatia a sustentabilidade do SNS, os privados driblaram a crise com lucros de milhões

  • Jovens empreendedores sub-23 que tem de conhecer

    Têm entre 18 e 23 anos e decidiram lançar os seus próprios projetos para se dedicarem ao que mais gostam de fazer. Movem massas e conseguem juntar pessoas por um objetivo, uma causa, um projeto. Conheça oito exemplos de jovens portugueses que espelham uma nova geração de empreendedores na edição de novembro da EXAME, já nas bancas.

  • Web Summit. “Escolhemos Lisboa porque tem algo de especial”

    Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit explica, em entrevista exclusiva à revista EXAME de novembro, como em apenas cinco anos criou o maior evento da Europa de tecnologia e empreendedorismo, que se realizará nos próximos três anos em Lisboa. Proporcionar uma boa experiência aos participantes através do uso intensivo de ferramentas tecnológicas é um dos segredos do sucesso revelado por Cosgrave

  • O atual ciclo do Portugal 2020 é apenas o quinto capítulo de três décadas de fundos europeus no país. Os investimentos patrocinados pela União Europeia já ultrapassam 10 mil euros por português, mas 91% dos cidadãos não sabem indicar um único projeto que tenha melhorado as suas vidas desde a adesão à CEE. A edição de novembro da EXAME, já nas bancas, explica como é que a Comissão Europeia e as autoridades nacionais estão a mudar a forma de comunicar os fundos europeus à população e relembra algumas obras que mudaram a vida dos portugueses.

  • Confissões de uma ex-banqueira

    “O mundo económico-financeiro é realmente o que marca hoje a pauta da agenda do que acontece no planeta”, diz Susana Nereu. A ex-banqueira sabe do que fala. Trabalhou durante 18 anos no sector financeiro: foi administradora financeira do BBVA em Portugal até maio deste ano e pediu a demissão para poder lançar projetos próprios. Acedeu a dar uma entrevista à EXAME, agora que já não está no BBVA. Na sua bagagem leva a experiência de gestão na banca, mas também do que é ser mulher num sector predominantemente masculino. Leia as suas confissões na edição de novembro da EXAME, já nas bancas.

  • Esta saúde dá milhões

    Os hospitais privados somam e seguem em Portugal. O negócio já vale 1750 milhões de euros, atrai cada vez mais clientes e, à boleia de seguradoras, expande-se de norte a sul do país. Durante anos, enquanto Portugal debatia a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, os privados driblaram a crise com lucros de milhões. E mostraram ter uma saúde de ferro. Conheça os protagonistas, os investimentos e estratégias dos quatro maiores grupos de saúde em Portugal na EXAME de outubro, já nas bancas.

  • Como se põe o gin na moda

    Catarina Nunes

    A bebida que pôs o país doido ao ser servida em copo de balão e com mil e uma ervas e especiarias está em destaque na EXAME de Outubro, já nas bancas. As marcas conquistaram pontos de venda e somam consumidores. Uma das histórias que contamos é a de Anshuman Vhora, o criador da Bulldog, que deixou o sector financeiro nos EUA para se lançar no gin.

  • "Os programas da coligação e do PS são razoáveis e sensatos"

    Sónia M. Lourenço

    Ricardo Reis, professor da Universidade de Columbia e da London School of Economics, diz que, dentro da discordância normal entre partidos, as propostas da coligação PSD/CDS e do PS são razoáveis e sensatas. Em particular para o mercado de trabalho. Leia a grande entrevista ao economista português na edição de outubro da EXAME, já nas bancas.

  • A Gestão segundo Jorge Jesus

    Viciado no trabalho, obsessivo, meticuloso, teimoso, exigente. Vive focado no sucesso e quando o atinge desafia as fronteiras da arrogância. Poderia esta forma de gestão de Jorge Jesus (JJ) vingar na liderança de uma empresa? Na EXAME de setembro pedimos a opinião sobre a "fórmula" de JJ a jogadores que fizeram parte das suas equipas, a adjuntos do treinador, bem como a gestores de topo e a especialistas em liderança.

  • "Nos Estados Unidos os criativos são respeitados"

    Catarina Nunes

    Foi um dos publicitários mais premiados na última edição do Festival Internacional de Criatividade, em Cannes, e está à frente do departamento criativo da agência Grey, em Nova Iorque. João Coutinho está fora de Portugal há quatro anos e fala sobre a experiência de trabalhar em grandes mercados como os EUA e o Brasil.

  • Os têxteis que estão a mudar o mundo

    Margarida Cardoso

    As empresas portuguesas estão a dar cartas nos têxteis técnicos, um universo avaliado pelo banco alemão Commerzbank em 230 mil milhões de euros. Neste negócio um simples fio é sempre mais do que aparenta e qualquer tecido pode esconder poderes funcionais quase milagrosos. A EXAME de setembro apresenta-lhe dez empresas nacionais que competem ao mais alto nível neste sector.

  • Inteligência artificial chega ao marketing

    Catarina Nunes

    Anunciantes, agências de meios e consumidores estão no centro de um "admirável mundo novo" que se abre se está a abrir com a aplicação da inteligência artificial ao marketing. Na EXAME de setembro revelamos como é que a informação sobre o consumidor e de padrões de comportamento estão a ser usados para vender, sem a intervenção humana.

  • O que nos ensina Jesus

    Pedro Lima

    Exigência, forte concorrência e pressão para resultados imediatos eis algumas lições do futebol e do desporto em geral

  •  Portugal está na moda

    João Vieira Pereira

    Boas oportunidades não faltam e é cada vez maior o apetite de investidores de todo o mundo. Leia a opinião de João Vieira Pereira, diretor da EXAME e subdiretor do Expresso, publicada na edição de agosto.

  • "Preferimos investir em Portugal"

    Miguel Prado e Ana Sofia Santos

    Acelerar a descoberta de novas moléculas, apressar a entrada no mercado do novo medicamento para a doença de Parkinson e a internacionalização são o foco da Bial explica o seu presidente, António Portela. Depois da troika e de vários projetos atrasados, o laboratório nortenho volta a dar gás ao negócio

  • "É no turismo que podemos crescer"

    João Ramos

    O presidente da Siemens Portugal completa 20 anos no cargo e é atualmente o líder das subsidiárias da multinacional alemã há mais tempo em funções. Melo Ribeiro não tem data para se retirar, mas tem planos para o futuro

  • AFINAL, O QUE É QUE A FARFETCH TEM?

    Nelson Marques

    José Neves criou a primeira empresa com 19 anos, a segunda aos 21, mas foi com a terceira que acertou em cheio no pote de ouro: a Farfetch é o segundo maior site do mundo de comércio de moda de luxo.

  • Aposta no 'ouro verde' colhe bons frutos

    Alexandra Simões de Abreu

    O azeite português é cada vez mais reconhecido a nível mundial. A sua produção e exportação aumentaram na última década, provando que vale a pena a aposta no setor

  • Quem cria emprego?

    Joana Madeira Pereira

    Os anos entre 2010 e 2013 foram os anos da crise, da austeridade e do galopante desemprego que atingiu a economia e a vida dos portugueses. Mas foi também o tempo em que 848 empresas, apenas 0,3% do tecido empresarial luso, contra tudo e contra todos, foram responsáveis por 9% do emprego criado no mesmo período em Portugal.

  • Sobreviver à crise

    Margarida Cardoso e Margarida Fiúza

    Como as marcas de vestuário portuguesas tremeram ?com a crise financeira que assolou o setor... e deram ?a volta. Com maior ou menor sucesso, tiveram de ajustar ?os seus negócios e estruturas 

  • “O Ocidente acabou. O declínio é irreversível”

    Crítico de Obama, não poupa a Europa e considera “heroico” o Governo português, que conseguiu cumprir o plano da troika. Não acredita na saída do Reino Unido da UE e diz que Putin não tem interesse num Médio Oriente pacificado. Uma conversa em que não fica pedra sobre pedra

  • A casa é sua, os milhões são dele

    A partir de três colchões insufláveis e de uma caixa de cereais, Brian Chesky e dois amigos construíram um negócio que pôs milhões de pessoas a dormir em casa de estranhos. Agora, querem revolucionar todo o mundo das viagens

  • Natal: a verdade de uma ficção

    É natural que para o cristão convicto não seja relevante se a história do nascimento de Jesus tem ou não fundamentação verídica. Mas não é menos natural que o historiador se interrogue sobre a veracidade dos factos apresentados na Bíblia

  • Há morte na esquadra

    Este ano, 15 polícias e guardas decidiram acabar com a própria vida. Mais do dobro de 2014. Medidas de urgência estão a ser equacionadas para combater a onda de mortes na esquadra