Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Estes mercados estão loucos?

  • 333

Para os investidores, o caminho é para continuar nos próximos meses: juros mais baixos e euro a desvalorizar

ALKIS KONSTANTINIDIS/REUTERS

O programa do BCE arrancou esta semana e está já a provocar 'estragos' nas praças financeiras.

João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues

Se alguém dissesse há pouco tempo que as taxas de juro da dívida portuguesa chegariam a mínimos de 1,5% a 10 anos ou que a Alemanha pagaria taxas negativas por obrigações a 7 anos seria, facilmente, motivo de chacota. Mas a realidade é que as taxas de juro a tender para zero estão aí e vieram para ficar.  

Estarão os investidores loucos adquirindo títulos portugueses considerados "lixo financeiro" por três das principais agências de notação e pagando para ter em carteira obrigações alemãs? Não será absurdo que a dívida portuguesa a 20 anos registe uma taxa de 2% inferior à que o poderoso Tesouro norte-americano paga a 10 anos? 

Nem por isso, na conjuntura que atravessamos. O grande culpado é o Banco Central Europeu (BCE) que arrancou esta semana com o programa de compra de dívida (QE, na terminologia inglesa) que durará até setembro do próximo ano, pelo menos. São €60 mil milhões por mês em compra de ativos num total que ultrapassará um bilião de euros dentro de ano e meio. Nos três primeiros dias de operação, o sistema de bancos centrais da zona euro adquiriu no mercado secundário €9,8 mil milhões só em títulos de dívida pública com um prazo médio de 9 anos, revelou Benoît Coueré, do conselho do BCE. 

Leia mais na edição de sábado do Expresso.