Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Empresas em Angola vão ter linha de crédito

  • 333

Governo decide hoje em Conselho de Ministros a atribuição de uma linha de crédito para tesouraria, dirigida às empresas portuguesas a operar em Angola.

O Governo vai decidir esta quinta-feira em Conselho de Ministros um conjunto de medidas para ajudar as empresas que estão a operar em Angola e que enfrentam dificuldades devido às restrições cambiais, avança o "Diário Económico".

A criação de uma linha de crédito para tesouraria é uma das iniciativas previstas. Em causa estão os empresários portugueses pagos em kwanzas, que enfrentam dificuldades em trocar esse dinheiro para dólares ou euros, devido à falta de divisas que Angola enfrenta neste momento.

À partida esta linha só poderá ser usada pelas empresas que comprovarem que estão mesmo a passar por dificuldades de pagamentos em Angola. De acordo com o "Diário Económico", este instrumento deverá ter um funcionamento diferente das tradicionais linhas de crédito PME Crescimento, embora do ponto de vista técnico se trate de uma operação de tesouraria.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou ontem no debate quinzenal no Parlamento que o Governo está a estudar soluções de apoio às empresas portuguesas que exportam ou têm presença em Angola. Passos Coelho disse que o executivo PSD/CDS-PP não ignora "o que se está a passar em Angola" e está a trabalhar com o Governo angolano nalgumas soluções que não dependem somente de Portugal, e que "no passado já provaram em circunstâncias parecidas que podem sustentar algumas garantias para empresas portuguesas".