Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

EDP: contrato com a China Three Gorges será assinado sexta-feira

  • 333

O contrato de compra de 21,35% das ações da EDP, de quase €2,7 mil milhões, será assinado sexta-feira em Lisboa entre a China Three Gorges  e a Parpública.

O contrato de aquisição de 21,35% das ações da EDP pela China Three Gorges Corporation (CTG) vai ser assinado na próxima sexta-feira, disse hoje à agência Lusa o presidente da empresa chinesa, Cao Guangjing.



 O contrato, de quase 2,7 mil milhões de euros, será assinado em Lisboa entre a CTG e a Parpública, organismo do ministério português das Finanças que controla as participações do Estado em empresas.



 Na mesma altura, a parte chinesa entregará ao Estado português a primeira parcela daquele montante, no valor de 600 milhões de euros, indicou à agência Lusa fonte ligada ao processo.



 O presidente da China Three Gorges Corporation parte para Portugal na quarta-feira, acompanhado por uma dezena de funcionários da empresa.



 A venda de 21,35% das ações da EDP à CTG foi anunciada pelo Governo português na passada quinta-feira, após um concurso internacional a que concorreram também duas empresas brasileiras (Eletrobras e Ceming) e a alemã E-On.