Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Energia

Mega-turbina eólica "offshore" pode iluminar 8000 habitações

  • 333

É um aerogerador de eixo horizontal, com uma capacidade instalada de 10 megawatts (MW) e será instalado no alto mar. O projecto está feito. Agora falta começar a produzir energia. (Ver vídeo no fim do texto)

Vítor Andrade (www.expresso.pt)

É mais uma proposta a juntar a outras para a construção de mega-turbinas eólicas em offshore (mar aberto). O Aerogerador X, como foi baptizado pelos seus criadores (Wind Power Limited), vai ter uma capacidade instalada de 10 megawatts (MW).

Para se ter uma ideia mais precisa de quanto isto pode representar, basta dizer que que a electricidade limpa gerada por uma mega-tubina eólica como esta poderá ser a suficiente para abastecer 8000 habitações portuguesas.

Em termos de impacto visual é importante referir que este aerogerador tem apenas metade da altura de outros, de igual potência, mas de eixo vertical. No entanto, de ponta a ponta, esta turbina mede 275 metros. A sua configuração, de aspecto futurista, proporciona maiores facilidades nos trabalhos de manutenção, garantem os projectistas.

As primeiras versões deste projecto são esperadas, segundo os promotores, já para 2013, 2014.