Siga-nos

Perfil

Economia

Energia

Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas

Há 26 anos as primeiras eólicas tinham 50 KW de capacidade instalada. Agora já há uma turbina com 7,5 MW, na Alemanha, e já se projeta uma outra com 20 MW.

(www.expresso.pt)

A maior turbina eólica do mundo está instalada em Emden, na Alemanha. Foi construída em 2007, com 6 megawatts (MW) de potência, pela Enercom.

Entretanto, em 2009 esta turbina E-126 foi repotenciada tendo sido aumentada a sua capacidade para 7,5 MW.

Em 2010 foram instaladas 24 na Alemanha e na Bélgica do modelo E-126.

Markbygden, na Suécia, deverá receber o maior parque eólico do mundo, com 1.101 turbinas distribuídas por 500 quilómetros quadrados, as quais deverão representar uma capacidade instalada de 4000 MW. Markbygden fica no norte da Suécia e o parque eólico  que ali vai surgir será composto principalmente de aerogeradores Enercon E-126 de 7.5 MW.

Mega eólica a caminho 

A semana passada, um grupo de investigadores financiados pelo programa europeu UpWind comunicou aos responsáveis da União Europeia que a construção de turbinas eólicas com 20 MW de capacidade é possível.

Os projetistas exploraram os limites do design e concluiram que o diâmetro do rotor (que é o círculo descrito pelas pás da eólica) será de 200 metros.

Para se ter uma ideia da real dimensão daquela eólica, basta referir que as pás das turbinas de 5 MW, que hoje já se encontram instaladas em vários parques eólicos, nomeadamente offshore (em alto mar), descrevem um círculo de 120 metros. Um avião Airbus A380, que é o maior avião comercial do mundo, mede de ponta a ponta das suas asas 80 metros.

A futura turbina de 20 MW poderá gerar eletricidade suficiente para alimentar 30 mil habitações.

Iberwind substitui turbinas antigas

A Iberwind, a maior proprietária de eólicas em Portugal, acaba de anunciar o início de um processo de repotenciação de alguns dos seus parques, onde deverá investir €65 milhões ao longo do próximo ano.

Depois de terminados os trabalhos de substituição de turbinas antigas por outras mais recentes e mais potentes, a capacidade instalada da Iberwind aumentará 20%.

Recorde-se que dos 31 parques eólicos em exploração pela Iberwind, o de Lagoa Funda, em Vila do Bispo, é um dos mais antigos, cujo início de produção remonta a 1998. É composto por 18 aerogeradores de 500 quilowatts (KW) de potência cada, o que é considerado tecnologicamente ultrapassado.

A empresa contratada para os trabalhos de repotenciação dos parques mais antigos da Iberwind é a dinamarquesa Vestas, a maior produtora de turbinas eólicas a nível mundial.