Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Energia

EDP pede €300 milhões para financiar Alqueva

  • 333

A EDP contraiu um empréstimo de €300 milhões por 15 anos junto do Banco Europeu de Investimento (BEI), para financiar obras de reforço de potência nas barragens de Alqueva e Venda Nova.

www.expresso.pt

O empréstimo irá servir para o financiamento de dois reforços de potência das centrais hidroeléctricas de Alqueva e de Venda Nova. No Alqueva o reforço de potência irá permitir aumentar a capacidade instalada de 240 megawatts (MW) para os 496MW e em Venda Nova dos actuais 281 MW para os 1017MW, tornando-se na central com maior capacidade instalada em Portugal.

As novas centrais hidroeléctricas  vão aumentar a capacidade de resposta a picos de procura eléctrica bem como fornecer os chamados serviços de sistema, permitindo armazenar a energia em excesso na rede bombeando a água de volta para as albufeiras em horas de menor consumo.

Esta versatilidade permite ao sistema eléctrico acomodar mais energia eólica e reduzir a volatilidade associada à mesma, aumentando a segurança de abastecimento. O aumento da capacidade hídrica contribui também para diminuir emissões de CO2. Os projectos enquadram-se na estratégia nacional para as energias renováveis definida pelo Governo português em 2007 e integra-se no plano de investimentos hídrico da EDP para a próxima década quer ao nível de reforços de potência quer na construção de novas centrais.